terça-feira, 19 de abril de 2011

Redução da Pobreza no Brasil


Os Benefícios da Estabilidade Econômica:

Uma das maiores conquistas, na história moderna do Brasil, foi a estabilidade econômica iniciada em 1994. O controle da inflação, que é aumento desordenado dos preços, ofereceu ao governo, a família e ao indivíduo uma melhor visualização dos gastos e um olhar menos nebuloso do futuro.
Com uma menor inflação, os acontecimentos passados também se apresentam mais límpidos, podendo-se comparar os gastos e investimentos para corrigi-los em tempo hábil. A estabilidade econômica evidencia o roubo e a corrupção dos atores econômicos, principalmente os públicos.
A estabilidade econômica trouxe ao Brasil uma visão real da economia, assim os problemas e possíveis soluções são mais claros. O debate político ficou mais real, pois nenhum político pode se aventurar prometendo o que as finanças públicas não podem cumprir. Com a estabilidade a responsabilidade fiscal dos governos ficou mais transparente para o acompanhamento da população, essa responsabilidade virou lei a partir de 1996.
A conquista foi tão importante que nenhum partido político discute sua validade, a baixa inflação já está incorporada no cotidiano do país, sendo um ponto indiscutível.    

Processo de Redução da Pobreza:
            A pobreza no país vem sendo reduzida desde 1994, atualmente 19% da população brasileira sofre recebendo menos de 300 reais por família. Três ações foram responsáveis pela redução da pobreza nos últimos anos, o controle da inflação, a valorização do salário mínimo e os programas de renda básica.
            O controle da inflação ofereceu uma valorização do real, consequentemente aumentou o poder de compra dos mais pobres, além de melhorar o planejamento das famílias, mesmo com poucos recursos.
            A valorização do salário mínimo aumentou o poder de compra e foi significativo para as regiões mais pobres do país, pois o salário de muitas famílias é pautado pelo mínimo, também muitas famílias recebem os benefícios da aposentadoria paga aos idosos. 
            Os programas assistenciais criados desde o governo FHC e expandidos no governo Lula atingiram populações inalcançáveis por políticas anteriores. Nenhum partido político menciona cessar o programa Bolsa Família, vários países estão copiando o programa brasileiro.
            Apesar da redução os pesquisadores constataram uma desaceleração na velocidade de queda, acredita-se que as três ações anteriores já surtiram o efeito máximo que poderiam alcançar. Somente com investimentos na infraestrutura do país a pobreza seria reduzida ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário